Finalistas Indústria

Categoria: INDÚSTRIA

BERÇO ANITHA

Requisitos de Sustentabilidade
• Berço produzido com reaproveitamento e otimização de partes de madeira oriunda 100% de reflorestamento.
• Palitos produzidos a partir das sobras das ripas de madeira que foram utilizadas em outros produtos.
• Curvas da Cabeceira produzidas a partir da colagem de restos de madeira de outros processos de produção.
• Berço que se transforma em Mini Cama, podendo ser utilizado pela criança até aproximadamente os 6 anos de idade.
• Pintado com tinta 100% atóxica.


Requisitos do Design Universal
• Montagem extremamente simples e intuitiva, sendo necessário a colocação de apenas 16 parafusos, e o encaixe de 4 ferragens para apoio do estrado.
• Extremamente leve (apenas 30kg), facilitando a montagem, transporte, e utilização pela própria mãe.
• Regulagem de do estrado extremamente simples e objetiva, sendo necessário apenas remover os 4 apoios de estrado e encaixa-los em outro furo.
• Peças simétricas, não tendo diferenciação entre lado direito e esquerdo, facilitando a montagem, e minimizando erros.
• A estrutura das grades laterais construídas com palitos de madeira por todos os lados facilita não só a visualização do bebê, como também a limpeza e organização do berço, além de prover conforto pelas características arredondadas.


Qualidade estética e de usabilidade
• Design Orgânico e curvilíneo, contribuindo ainda mais para a segurança do bebê, com todas suas bordas arredondadas.
• Feito 100% de madeira de reflorestamento, com verniz atoxico transparente, dando destaque ao veio natural da mesma.
• A combinação de suas curvas, palitos, e outras peças produzidas 100% com aproveitamento de sobras de madeira, o tornam um item muito distinto ao habitualmente encontrado no mercado.


Conceito
Esse projeto tem como premissa três parâmetros fundamentais: segurança, conforto e sustentabilidade.
Segurança devido à resistência mecânica de sua estrutura, materiais utilizados, concepção de montagem, superfícies suaves ao toque devido ao acabamento de seus componentes e forma de fixação;
Sustentabilidade por ser feito com aproveitamento de partes das árvores replantadas e pintura por materiais atóxicos. Somando-se a isso, longevidade de utilização, pelo fato de se transformar de berço para mini cama.

MESA DE CENTRO VITA

Requisitos de Sustentabilidade
Buscando a redução de resíduos, procurou-se por problemáticas mais recorrentes da empresa em questão, e de maior impacto financeiro e ambiental. Devido aos diversos produtos orgânicos no catálogo da empresa, se torna muito recorrentes sobras triangulares, advindas do corte de chapas retangulares que se transformam e peças circulares.
Com o intuito de diminuir as sobras triangulares, que atualmente geram um alto nível de resíduos, foi desenvolvido a mesa de centro Vita. Para a reutilização, essas sobras são selecionadas e vão para a serra circular, para serem padronizadas as medidas. Após cortadas, as peças são colocadas num molde quadrado, passada cola em suas laterais e prensadas. Depois de colado, o tampo é usinado em um centro de usinagem 5 eixos, e por fim, vai para o acabamento, onde é vernizado.

Requisitos do Design Universal
Ser um produto mais seguro, no que se trata de evitar acidentes, para os demasiados tipos de públicos, optou-se pela ergonomia voltada para crianças, por se tratar de um público mais vulnerável e muito presente nas famílias.
Para atendermos da melhor forma essa problemática, utilizamos como pilar algumas das informações presentes na ABNT NBR 13918 (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Dentre as informações contidas, utilizamos dos seguintes fundamentos: o produto não pode ter quinas cortantes (para evitar cortes), não pode conter componentes que podem ser soltos com as mãos (para evitar que a criança engula o componente) e por fim o produto não pode ter espaços onde algum membro possa ficar preso.
Com base nessas normas, buscou-se desenvolver um produto boleado e com estrutura tubular. Além disso, todos os componentes do produto já são fixados de fábrica, e só podem ser retirados com equipamento correto. E por fim, as medidas dos produtos foram pensadas, para evitar espaços pequenos, onde poderia se prender algum membro do corpo.

Qualidade estética e de usabilidade
A mesa de centro Vita, segue os fundamentos e estilos da empresa, sempre visando a combinação de matérias primas, principalmente madeira e metal. As formas orgânicas, são também uma marca da empresa, e nesse produto se vê presente. E por fim, buscou-se trazer um design minimalista ao produto, com isso, o produto se torna uma peça mais versátil a decoração dos lares.

Conceito
É evidente que a sustentabilidade tem se tornado a cada ano, um dos assuntos mais discutidos no mundo todo. Desenvolver produtos que agridem o mínimo possível o meio ambiente, deixou de ser apenas uma característica de determinadas empresas, para se tornar algo cada vez mais essencial ao mercado consumidor. A preocupação ambiental e social, já é uma realidade, no Brasil e no mundo, e cabe as empresas de todas as áreas se adequarem à esta realidade.
Buscando cada vez mais reduzir os resíduos gerados pela produção de suas peças em madeira. Apresenta se ao 5° Prêmio de Design Sustentável, com a mesa de centro Vita, um produto que tem como principal solução a reutilização das sobras de outros produtos, para sua construção.
Com a intenção da redução de insumos, a mesa de centro Vita tem seu tampo constituído de sobras de madeira de outras peças, aparadas em formatos triangulares e posteriormente coladas, formando uma peça mais refinada e de importância ambiental.
Com o intuito de ser um produto adequado a quaisquer idades e alturas de pessoas, a mesa de centro Vita, foi pensada em sua engenharia, principalmente para o público infantil. Com sua baixa estatura, todas suas bordas arredondadas e suas medidas adequadas, o produto é ideal e seguro, para todos os públicos.

CADEIRA ROW

Requisitos de Sustentabilidade
• CADEIRA ROW é fabricada com compensado também é uma opção mais sustentável em comparação com outros materiais de construção. Como ele é feito a partir de camadas de madeira fina, é possível utilizar madeiras de árvores de menor porte e com ciclos de crescimento mais curtos, reduzindo o impacto ambiental da sua produção.
• As dimensões, medidas e o formato ergonômico da cadeira Row possibilitam que a matéria prima utilizada tenha um percentual baixo de sobras
• Feita em fileiras de madeira compensado seu formato se torna agradável e ergonômico além de juntar arte e design a sua proposta

Requisitos do Design Universal
• CADEIRA ROW foi pensada em um formato orgânico que se encaixa e fileiras de madeira verticalizadas com toque leve que traz a sensação de equilíbrio e conforto ao sentar tornando seu design único.
• Seu nome foi pensado em fileiras que em inglês ROW trazendo sentido a seu formato cheio de personalidade.

Qualidade estética e de usabilidade
• CADEIRA ROW traz em seu DNA um formato paramétrico que mostra toda sua qualidade sustentável e estética moderna usual com formas ergonômicas.
• Seu formato em parametria mostra toda sua força e estética, podendo ser modelado em quanto trabalhamos sua forma.

Conceito
CADEIRA ROW tem seu conceito de inspiração seu formato orgânico leve trabalhado em parametria, seu nome escolhido pelos formatos formados pelas fileiras de madeiras que demostram seu visual que surpreende pelo conforto da acomodação ao sentar tornando assim seu conceito de design.

Regulamento

O 5º Prêmio Design Sustentável – Femur 2024 é uma celebração do design com foco na sustentabilidade. Este concurso reconhece e premia projetos que incorporam princípios sustentáveis em sua concepção. O regulamento detalha as regras, critérios de avaliação, prazos e requisitos para participação. Inscreva-se e faça parte deste desafio de design que busca inovação com responsabilidade ambiental.

Translado

AEROPORTO ZONA DA MATA X UBÁ

22 Janeiro

23 Janeiro

24 Janeiro

25 Janeiro

AEROPORTO UBÁ X ZONA DA MATA

22 Janeiro

23 Janeiro

24 Janeiro

25 Janeiro

TRANSLADOS HOTÉIS DE UBÁ X PAVILHÃO DO HORTO FLORESTAL

22 Janeiro

23 Janeiro

24 Janeiro

25 Janeiro

O serviço de translado é gratuito.

No Aeroporto Zona da Mata (Goianá) o visitante deverá se dirigir ao desembarque onde haverá um representante do Transfer.

Para o retorno, fazer a reserva pelo e-mail viamundo@viamundotur.com.br  

Fones (32)  3532 2227 / 98882 2227  /  99985-1186

Apoio

Universidade do Estado de Minas Gerais – Curso de Design

Planta Baixa da Femur 2024

Abaixo a planta baixa da Femur 2024 para visualização (PNG) e Download (PDF).

Faça seu Credenciamento

A FEMUR NÃO É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL. A FEIRA É DIRECIONADA APENAS A LOJISTAS DE MÓVEIS, ARQUITETOS, DECORADORES E DESIGNERS.